TERAPIA INDIVIDUAL
Na terapia individual buscamos pele entendimento do adulto.Adulto é aquele que atingiu o máximo do seu crescimento e a plenitude das suas funções biológicas. O amadurecimento e a chegada à fase adulta não significam ausência de conflito, muito pelo contrário. Nessa fase o indivíduo é chamado a lidar com grandes responsabilidades, escolhas que podem impactar não apenas o seu futuro como também das pessoas que o cercam.
Isso pode fazer com que se sinta sobrecarregado para lidar com os problemas diários, sejam eles de relacionamento, emprego, stress, perda de um ente querido, abuso de substâncias, doença grave, perda de peso, entre outros, que ainda podem vir acompanhados de sinais de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.
Além disso, muitos sentem a necessidade de iniciar a busca pelo autoconhecimento, não apenas para entender-se melhor, mas para compreender o que os levou a tomar certas decisões ao longo da vida, abrindo mão de outras escolhas, e fazendo com que chegassem onde estão hoje.
PROCESSO DE TRATAMENTO
Contribui para o desenvolvimento de ferramentas, com as quais o indivíduo possa caminhar e fazer suas escolhas com mais segurança.
A psicoterapia é um processo no qual, através da fala, a pessoa pode entrar em contato com questões emocionais e aprender maneiras construtivas de lidar com elas, em diferentes frentes da vida: pessoal, familiar ou profissional.
Na psicoterapia psicanalítica, os processos inconscientes vão sendo trazidos à consciência, através da fala e com a ajuda da psicóloga, permitindo que o indivíduo entre em contato com conteúdos antes incompreendidos e ignorados por ele, mas que influenciam sua forma de agir, sentir e pensar.
Para que isso aconteça, a psicóloga oferece um ambiente seguro de acolhimento, uma escuta imparcial e livre de julgamentos. Atenta ao que é dito e aos conteúdos expressos nas entrelinhas, ao invés de aconselhar qual o melhor caminho a ser seguido, contribui para o desenvolvimento de ferramentas, com as quais o indivíduo possa caminhar e fazer suas escolhas com mais segurança e consciência de si.
Ainda existe muito preconceito quanto ao processo terapêutico, crenças de que seria um tratamento destinado apenas a pessoas com doenças mentais graves, os loucos. Na realidade, o cuidado com a saúde mental, através da terapia, permite que as pessoas consigam lidar melhor com diversos conflitos e impasses, desde os menores aos mais graves.
Provavelmente, ao final do processo psicoterapêutico, o indivíduo terá, não apenas enfrentado o problema que o levou a iniciar os atendimentos, como também percebido e se apropriado de outros aspectos e funcionamentos da sua personalidade, o que permitirá a ele lidar de forma mais tranquila com as questões da vida cotidiana e da convivência com o outro.