PSICÓLOGA INFANTIL
Para uma psicóloga infantil, a infância é o período do desenvolvimento humano, que vai do nascimento à adolescência, é a base da formação do ser humano, onde serão fixadas as estruturas para a vida. O desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças de pouca idade tem um impacto direto na pessoa adulta que elas se tornarão.
PROCESSO DE TRATAMENTO
As crianças não têm a mesma facilidade que os adultos em expressar-se verbalmente.
Para que este processo ocorra, as primeiras sessões são realizadas com os pais, ou responsáveis, a fim de reunir informações como: queixa, histórico da criança e dinâmica familiar. É somente depois disso que os encontros com a criança podem ter início.
As crianças não têm a mesma facilidade que os adultos em expressar-se verbalmente, por esse motivo a psicoterapia infantil utiliza outros recursos para trabalhar os conteúdos necessários.
Através da brincadeira, a criança é capaz de manifestar seu mundo interno e seus conflitos e, com o auxílio e intervenção da psicóloga, desenvolverá ferramentas para relacionar-se com o mundo.
Para uma boa evolução dos atendimentos, a participação dos pais ou responsáveis é fundamental, então faz-se necessário encontros periódicos, com a finalidade de orientá-los e recolher mais informações. Por passarem muito tempo no ambiente escolar, a parceria com a escola pode contribuir positivamente no progresso da psicoterapia.
Cuidar da saúde mental das crianças é uma forma de exercer a função de prevenção do cuidado com o adolescente, formando um adulto mais consciente de si e de seus sentimentos.