PSICÓLOGA PARA ADOLESCENTE
Para uma psicóloga para adolescente, a adolescência é a fase do desenvolvimento humano caracterizada pela passagem à juventude e que começa após a puberdade. É marcada por grandes descobertas, mas também por muitos conflitos e acompanhada por um turbilhão de emoções, muitas vezes contraditórias e bastante intensas.
O adolescente não é adulto e também não é criança, o que faz com que o sentimento de “não pertencimento” e “não compreensão” se façam presentes nesse momento. Na adolescência há uma mistura de comportamentos de rebeldia e de dependência, o que dá aos pais sinais confusos, alternando entre agressividade e comportamentos infantis, que lembram a necessidade de cuidados da primeira infância.
As mudanças do corpo, trazidas pela puberdade, vêm acompanhadas pelas mudanças da mente e da personalidade. Surge, com isso, uma confusão e necessidade de entender-se como ser, independente das influências da família e, principalmente, dos pais.
O jovem começa a sentir a necessidade de afastar-se do círculo familiar e buscar em novos grupos: amigos, bandas e amores, outras vivências que possam ajudá-lo a entender-se melhor e onde ele se sinta mais acolhido e compreendido.
Esse movimento de testar-se e testar também o mundo a sua volta, o adolescente pode colocar-se em situações de risco, além de iniciar o consumo de substâncias entorpecentes, lícitas ou ilícitas, tudo como forma de compreender até onde pode e consegue ir nessa nova fase do desenvolvimento.
O adolescente tem de enfrentar no seu dia-a-dia muitas exigências no que diz respeito à relação consigo próprio, com o corpo, amigos e família. Estas exigências podem pressioná-lo e fazer com que ele viva sentimentos e emoções extraordinariamente fortes e potencialmente desorganizadoras.
PROCESSO DE TRATAMENTO
A psicoterapia adolescente tem como objetivo ajudá-lo a desenvolver ferramentas para lidar com a pressão e as mudanças vividas nessa fase, permitindo olhar para os seus sentimentos de forma organizada.
Para iniciar o processo terapêutico, é realizado um encontro com os pais, ou responsáveis, juntamente com o adolescente, onde serão expostas as queixas e o que os levou a procurar apoio psicológico, além de fornecer informações sobre o histórico do jovem, dinâmica familiar e conflitos enfrentados.
Após o primeiro contato, os atendimentos seguem apenas com a presença do adolescente. Neles, através da fala e de outras ferramentas, como jogos, o adolescente pode expressar seus sentimentos e inseguranças em um espaço seguro, livre de julgamento.
Para os adolescentes, a psicoterapia ajuda no autoconhecimento, gestão de conflitos e facilita a reflexão sobre as mudanças, tanto físicas quanto emocionais presentes nessa fase. Assim, contribui para a tomada de decisões mais conscientes, formando adultos mais preparados para lidar com as responsabilidades e dificuldades que possam surgir